A Reabilitação Auditiva na Neaural tem por objetivo ajudar as pessoas com perda auditiva a reduzir os impactos da mesma na sua comunicação e qualidade de vida. Alguns sinais de perda auditiva são:
- Dificuldades de entender as conversas
- Necessidade de repetição de frases
- Volume alto da televisão
- Dificuldade de audição em conversas telefónicas
- Isolamento social
A reabilitação auditiva requer uma colaboração multidisciplinar entre vários profissionais de saúde, incluindo Otorrinolaringologista, Terapeuta da Fala e Audiologista. Também a psicologia pode ter um papel relevante face aos impactos que a perda auditiva tem na saúde mental da pessoa.
Para atingir os objetivos identificados, a reabilitação auditiva baseia-se em várias intervenções e práticas terapêuticas e pode implicar o uso de aparelhos auditivos ou de implantes cocleares.
Relativamente aos aparelhos auditivos, na Neaural orgulhamo-nos de prestar um aconselhamento independente e focado no melhor interesse da pessoa com perda auditiva.
TIPOS DE APARELHOS AUDITIVOS
A escolha de um aparelho auditivo, depende do nível de perda auditiva (ligeira, moderada, severa ou profunda) e requer a tomada de decisão relativamente ao tipo de aparelho, às suas tecnologias e à sua gama/ marca de produto.
De forma simplificada, pode-se segmentar os aparelhos auditivos em vários tipos:

RIC (recetor no canal)
Aparelho auditivo colocado atrás da orelha, mas com recetor posicionado dentro do canal auditivo, proporcionando excelente funcionalidade e de forma discreta. Adequado para perdas auditivas leves, moderadas e severas.

BTE (atrás da orelha)
Aparelho colocado atrás da orelha, com maior volumetria e robustez, adequado para todas as perdas auditivas, nomeadamente severas e profundas.

IIC (invisível no canal) e CIC (completamente no canal)
Aparelhos inseridos no canal auditivo, praticamente invisíveis ou bastante discretos. Adequados para perdas auditivas leves e moderadas.

RIC (recetor no canal)
Aparelho auditivo colocado atrás da orelha, mas com recetor posicionado dentro do canal auditivo, proporcionando excelente funcionalidade e de forma discreta. Adequado para perdas auditivas leves, moderadas e severas.

ITC (intracanal) e ITE (intra-auriculares)
Aparelhos inseridos no canal auditivo, oferecem bastante funcionalidade e ficam apenas (parcialmente) visíveis na concha externa da orelha. Adequados para perdas auditivas leves, moderadas e severas.

Earbuds
O aparelho pode parecer um auricular comum, mas oferece uma performance auditiva como nenhum outro – permitindo-lhe participar com confiança em conversas de grupo em qualquer ambiente. Adequado para perdas auditivas leves e moderadas.
De referir que podem existir ainda aparelhos auditivos orientados para atividades específicas (ex. pratica de desporto) e que muitos dos aparelhos têm já funcionalidades tecnológicas avançadas.
- Bluetooth
- Compatibilidade com IPhone e Android
- Aplicações para Smartphones
Pretende saber mais?
TIPOS DE INTERVENÇÃO
Apoio à avaliação e diagnóstico da reabilitação auditiva
Escolha de aparelho auditivo
(quando aplicável)
Terapia e adaptação ao uso do aparelho auditivo
(quando aplicável)
Terapia e adaptação ao uso do implante coclear
(quando aplicável)